MARKETING MIX DO VAREJO

Conheça os outros dois pontos que andam lado a lado com o Produto, Preço, Praça e Promoção do mix varejista.

É basicamente impossível falar de vendas e não falar de marketing, afinal, não se pensa em marketing sem pensar no consumidor. A princípio, o marketing surgiu como uma forma de enaltecer os produtos, negociar preços e cuidar da distribuição das especiarias trazidas do Oriente para as feiras europeias. Desde então, ele se desenvolveu e cresceu junto com a humanidade, sem deixar de estar presente nas relações comerciais.
Segundo Philip Kotler, professor norte-americano reconhecido como referência no assunto, marketing é a atividade humana voltada para a satisfação de necessidades e desejos de uma pessoa por meio de processos de troca. Sendo assim, o profissional de marketing é aquele que estuda essas necessidades e desejos e ainda é capaz de lidar com a criação do produto e sua marca, passando pelas questões de distribuição e até mesmo preço.
Pensando no comportamento dos consumidores e em como eles reagem ao cenário empresarial, foi criado o conceito do Marketing Mix. Popularmente conhecido como 4 Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção), o Marketing Mix é o conjunto de variáveis controláveis que impactam e influenciam as respostas e comportamentos dos consumidores ao mercado. Esses quatros pontos são super sensíveis e capazes de fazer com que a empresa alcance suas metas de vendas e de público-alvo.
O conceito de Marketing Mix surgiu na indústria e por isso os 4Ps eram suficientes. Porém, quando falamos de varejo, o conceito também foi altamente difundido, mas carregado de outros dois Ps: Apresentação da Loja (Presentation) e Pessoal (Personnel). Vamos descobrir mais sobre eles.

06 Ps do Mix Varejista

Produto (Product)

Envolve tudo aquilo que está relacionado ao produto que a empresa está vendendo. Suas características: benefícios, opções, marcas e serviços agregados. Ao ter o produto muito bem claro e definido, a empresa precisa ter nítida consciência de quem pretende atingir, adequando-se, assim, às necessidades e desejos desse consumidor.
Uma forma de conseguir entender detalhadamente este ponto é por meio do Business Model Canvas.

Preço (Price)

Aqui, envolve tudo o que está relacionado ao preço do serviço/produto. Quais são os descontos, créditos e políticas de cobrança que a empresa vai aderir? É preciso considerar, novamente, o público-alvo que deseja atingir, juntamente com o nível de serviço/produto que deseja oferecer – tanto para mais, quanto para menos.
A política de preço de cada varejo deve ser pautada pensando em obter os melhores resultados, ou seja, assegurar um preço que cubra seus custos de despesas fixas e variáveis. Para isso, tenha muito clara a estratégia de markup e como ela afeta o preço de maneira geral, sempre considerando o mercado inserido.

Praça (Place)

É preciso considerar tudo que envolve o ponto de venda da empresa: localização, área de influência, filiais, horários de funcionamento etc. O investimento aqui é muito alto e por isso é um dos momentos mais desafiadores do varejo: encontrar o local ideal para seu estabelecimento, sempre considerando o público-alvo que deseja atingir.

Promoção (Promotion)

Como a empresa divulgará seu produto/serviço? Neste ponto, consideramos tudo que diz respeito à propaganda, promoção, relações públicas e marketing direto. Ações na loja, propagandas com influenciadores, brindes e coisas do tipo devem ser feitas pensando no estilo de vida e gostos do público-alvo.

Apresentação (Presentation)

A primeira impressão é a que fica. Como é a fachada de seu estabelecimento? O desenho de sua loja, a decoração interna, layout das gôndolas… tudo isso está comunicando diretamente ao cliente quem a empresa é. Cabe ao varejista identificar o público-alvo de sua loja e adequar sua apresentação a ele. Também é necessário definir a imagem que pretende transmitir.

Pessoal (Personnel)

Aqui, estamos falando do alinhamento entre atendimento e público-alvo. Isso deve ser levado em consideração no momento de montar equipes de vendedores e gerentes das lojas. Se pergunte como é feita a venda para o cliente, como o marketing interno apoia sua equipe de vendas? Por envolver relacionamento humano, é um dos componentes do marketing mix que mais dá trabalho.
Marketing Mix do Varejo

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Personalize para seu público-alvo

O Marketing Mix deve sempre levar em consideração o público-alvo definido pela empresa, portanto, adequar os canais e linguagem de comunicação, ferramentas e produtos/serviços é essencial para agregar valor ao negócio.

Atue sistematicamente

Os 06 Ps apresentados envolvem basicamente todo o escopo que um profissional de marketing possui. Atuar de forma excelente nesses componentes, certamente irá assegurar crescimento da empresa e de sua própria carreira.

Considere a Integração entre os Ps

Os 06 componentes do Marketing Mix precisam se conversar e compor um único ambiente harmônico e propício às vendas.

Pergunte-se

Levo em consideração os 06 Ps do mix varejista no meu dia a dia?

Fonte

O conceito de Marketing Mix é de autoria de Philip Kotler.
philip kotler

Philip Kotler

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