5 porquês

05 PORQUÊS

Entenda como o “porquê”, quando perguntado 05 vezes seguidas, consegue chegar na causa raiz de um problema. A partir da identificação do sintoma, desculpa, culpado, causa e, por fim, da causa raiz, é possível atuar na gestão da qualidade e proporcionar um ambiente fértil para a cultura de melhoria contínua.
Um desafio constante nas organizações é a identificação da causa raiz de um problema. Muitas vezes, o problema é identificado, mas muito tempo e energia é gasto tentando procurar, nem sempre de forma efetiva, o verdadeiro “x” da questão. Os “05 porquês” nasceram justamente para atuar nesse ponto. Criada no Japão, na década de 70, pela Toyota, a ferramenta tem o objetivo de facilitar a busca da qualidade plena dos processos organizacionais, sejam eles de gestão ou execução.A ferramenta tem sido utilizada - e com êxito, desde então na busca das mais diversas falhas, uma vez que, como mencionado, ela atua na qualidade do serviço/produto/processos. Para colocar em prática, basta que a...

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