O papel do aprendizado on-line no futuro do trabalho

A inteligência artificial e outras máquinas já ocupam um lugar cada vez maior em nossas vidas, passando, inclusive, a ser responsáveis por mais tarefas e deveres no futuro do trabalho. Com esse avanço, que tende a se tornar cada vez mais intenso, existirá um gap entre as necessidades e habilidades no mercado de trabalho –  que precisará ser preenchido.
O Aprendizado On-line e a Inclusão Futurista
O aprendizado on-line tem contado com cada vez mais adeptos ao redor do mundo e é muito comum que atrelemos este método de estudo, hoje tão difundido, com o futuro do mercado de trabalho.
Alguns especialistas da indústria já argumentaram que este futuro não está necessariamente atrelado à tomada dos postos de trabalho pelas máquinas, mas, sim, às máquinas fazendo tarefas menos humanas. O envolvimento humano no ambiente de trabalho continuará complexo no futuro, mas não sem um preço.
Uma coisa que precisamos notar é que quem mais vai se beneficiar do dinamismo e das inimagináveis possibilidades do futuro do trabalho são aquelas pessoas que estão se preparando para esse momento, aprendendo as habilidades contemporâneas necessárias para lidar melhor com as tarefas futuristas que enfrentaremos.
Como o pesquisador independente Joe McKendrick observou em um artigo da Forbes, a Inteligência Artificial (IA) substituirá tarefas, não os empregos. Os executivos ainda podem ajudar a reduzir os empregos que a IA e machine learning poderiam ocupar. Uma maneira de fazer isso é assegurar que as pessoas passem mais tempo em tarefas mais estratégicas ou de nível superior.
É esperado que a IA e outras máquinas dominem ainda mais tarefas e deveres no futuro do trabalho e, quando isso acontecer, também é esperado um gap de novas habilidades que surgirão e que precisará ser preenchido. Essas habilidades podem envolver o entendimento e uso da nova automação, soluções de Inteligência Artificial, máquinas híbridas e ainda outras soluções digitais aprimoradas em diversos setores. Portanto, será necessário uma gama mais ampla de novas competências para atender estas demandas.
E a educação on-line no meio disso tudo? 
Tomando a realidade como perspectiva, a onipresença da internet tornou a transferência de novas competências mais viável e conveniente entre regiões e continentes. A compreensão de novas tecnologias pode facilmente ser feita por meio de estudos on-line, quebrando a barreira do aprendizado tradicional em tecnologias emergentes. 
O aprendizado on-line e novas formas de educação à distância já demonstraram um grau razoável de aceitação e adoção de várias competências digitais e tecnológicas quando comparadas com a educação formal. Só em 2018, um número bastante expressivo (6.932.074) de estudantes se matricularam em cursos de educação à distância nas instituições que concedem diplomas nos EUA.
O setor corporativo não foi deixado de fora. Mais de 40% das empresas listadas no “Fortune 500” já estão utilizando o “eLearning” regularmente e extensivamente, segundo relatório da Forbes. Portanto, a educação on-line desempenha, sem dúvida, um papel fundamental no futuro do trabalho e ainda ajudará na adoção de novas competências tecnológicas digitais. Esse tipo de aprendizado demonstrou construir fortes habilidades e é a escolha preferida na aquisição de novas competências digitais, bem como de muitas outras competências técnicas e sociais.
Como já é sabido, a educação on-line permite que a pessoa estude e ensine de qualquer lugar do mundo, bastando um computador e acesso a internet. Isso torna a transferência de competências mais conveniente e mais fácil de ser disseminada do que qualquer outro método de ensino. Nas próximas décadas, devemos esperar ver novas máquinas híbridas, automação e soluções de tecnologia digital, enquanto, paralelamente, devemos esperar ver novos cursos on-line e aulas virtuais que ensinam estas competências.
Além do fato da aquisição de competências digitais corresponder estreitamente a uma forma digital de aprendizagem, uma vez que ambas têm inclinações digitais e acontecem virtualmente, o futuro do trabalho irá, sem dúvida, impulsionar mais inclusão digital, à medida que mais automatização e tecnologias melhoradas aumentarão em torno das tecnologias digitais. Isso tornará o aprendizado on-line imperativo no futuro do trabalho, uma vez que mais dessas competências podem ser facilmente aprendidas à distância.
Também, a capacidade de requalificar e atualizar facilmente essas competências é outro fator crítico no futuro do trabalho. Nós, provavelmente, devemos esperar mais mudanças e avanços em diversas competências digitais, incluindo outras revoluções industriais e inovações que estão por vir.
No entanto, a capacidade de facilmente atualizar essas competências, com a frequência necessária, é outro fator importante e, aqui, a forma digital de aprendizado desempenhará um papel importante. A ideia é que, quando o treinamento é ministrado on-line para aprendizagem individualizada ou virtualmente por meio de suporte conduzido por um instrutor/professor, ele pode ser facilmente atualizado e divulgado com a maior frequência possível. Exemplo disso são  atualizações de habilidades ou de tecnologia.
Esse dinamismo reforça outro benefício-chave importante para o aprendizado à distância no futuro do trabalho, uma vez que o ensino on-line ajudará com a facilidade e conveniência para a rápida atualização e transferência de novas competências. 
A globalização e o aprendizado on-line 
A rápida globalização e descentralização do sistema de força de trabalho global também afetarão e desempenharão um papel importante no futuro do trabalho. A atenção dada aos talentos no ambiente de trabalho passará por uma mudança significativa – de relevância da proximidade para a baseada nas competências. Isso porque os gestores de contratação darão mais ênfase à identificação das competências certas do que às competências por proximidade.
Isso já está acontecendo e está evidente no aumento do número de empresas que oferecem contratação de serviços freelancers, na qual eles conectam empresas ou pessoas procurando por serviços remotos de um prestador de serviços. Um exemplo disso é a Upwork, uma empresa que fornece oportunidades de trabalho remoto, na qual estão registrados mais de 18 milhões de freelancers procurando por oportunidades de trabalho remoto/on-line, com mais de 5 milhões de clientes registrados procurando por diversos serviços. Seu principal rival, Fiverr, teve um crescimento de 2,4 milhões de compradores (clientes que buscam serviços remotos) em 2019 para 3,4 milhões em 2020.
A grande sacada aqui é que os trabalhadores remotos sejam carinhosamente associados a tarefas com inclinação digital. Com aumento dessas necessidades, profissionais e outros fornecedores de serviços irão se beneficiar fortemente da onipresença de oportunidades de emprego futuristas e globalizadas. Isso também vale para freelancers que adquiriram diversas competências digitais e não digitais necessárias para as oportunidades de trabalho remotas. Devemos esperar por mais empresas contratando mais funcionários permanentes remotos.
Lição de casa 
A rápida globalização e descentralização do sistema de força de trabalho global também afetarão e desempenharão um papel importante no futuro do trabalho. A atenção dada aos talentos no ambiente de trabalho passará por uma mudança significativa – de relevância da proximidade para a baseada nas competências. Isso porque os gestores de contratação darão mais ênfase à identificação das competências certas do que às competências por proximidade.

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