gaps de habilidades

Identificando Gaps de habilidades nas organizações

O que são e por que são importantes
A maioria das empresas sabem que os gaps de habilidades dentro do ambiente corporativo é real. 75% dos CEOs dizem que a falta de habilidades é o maior impedimento ao crescimento empresarial e do colaborador dentro das empresas, por isso, os gaps de habilidades também são alvos dos profissionais responsáveis por impulsionar o desempenho e engajamento dos colaboradores.
Identificar e remediar lacunas leva tempo e energia. Isso porque é necessário um conhecimento profundo de suas equipes e descobrir as habilidades ausentes dos colaboradores pode ser um desafio. 
O que é uma lacuna de habilidades?
Uma lacuna de habilidades é a diferença entre o conhecimento e as competências que um colaborador ou equipe possui e aquelas que eles precisam para desempenhar o nível de habilidade exigido pela empresa.
Isso inclui:
  • Habilidades Técnicas:  Para desenvolvedores, isso pode ser uma linguagem de codificação ou certificação com um determinado software. Em vendas, pode significar conhecimento e experiência com CRMs ou uma metodologia específica.
  • Soft Skills: Elas geralmente incluem comunicação interpessoal, dar feedback e se adaptar a mudanças. Negociação e resolução de conflitos são outros bons exemplos.
  • Habilidades Institucionais. Este é o conhecimento institucional e o know-how construídos ao longo do tempo na organização, que não podem ser adquiridos em nenhum outro lugar.
É perfeitamente natural ter lacunas de habilidades específicas em uma ou todas as três áreas. Os novos colaboradores não têm habilidades institucionais por definição, e até mesmo sua força de trabalho mais experiente precisa de qualificação conforme seus produtos e serviços evoluem.
As lacunas de habilidades existem tanto no nível individual quanto no de equipe ou organizacional. Os próprios colaboradores podem não ter as habilidades para desempenhar certas funções, ou podem precisar de mais conhecimento do setor para ter um bom desempenho.
E  a própria empresa pode ter lacunas de habilidades . Um exemplo óbvio é tentar desenvolver um aplicativo para iPhone sem desenvolvedores iOS na equipe.
Mas isso se aplica também a soft skills. Uma empresa em crescimento pode precisar de novos gerentes para negociar contratos ou conduzir entrevistas de candidatos, por exemplo.
Lacunas de habilidades quase certamente existem em todas as funções, em todos os níveis, em todos os departamentos. 
Identificar cuidadosamente as lacunas de habilidades atuais:
  • Ajuda a empresa a identificar problemas atuais e futuros, incluindo escassez de talentos e conhecimento.
  • Oferece aos colaboradores um caminho claro de progressão na carreira com os próximos passos.
  • Assegura que os membros da equipe sejam avaliados de forma justa, com pontos de referência reais em suas avaliações de desempenho.
  • Mantém a empresa focada na melhoria contínua.
  • Cria uma cultura mais adaptável e preparada para o futuro.
Também há valor em identificar lacunas de habilidades, mas escolher não investir em requalificação em torno delas — pelo menos por enquanto. Talvez elas não sejam urgentes, ou o impacto de certas lacunas de habilidades dos colaboradores não seja tão crucial quanto outras identificadas. Não tem problema não abordar todas as lacunas de habilidades simultaneamente.
Como identificar os gaps
A abordagem padrão para identificar lacunas de habilidades não é particularmente revolucionária. As etapas típicas para encontrar lacunas de habilidades incluem:
  • Entrevistar membros da equipe e seus respectivos gestores.
  • Utilizar avaliações de desempenho dos colaboradores.
  • Usar KPIs e métricas da empresa para identificar áreas de oportunidade ou baixo desempenho.
  • Benchmarks externos e melhores práticas do setor.
  • Realização de análises de lacunas de competências ou auditoria de competências a nível individual e de equipe.
Atenção: O processo de identificação e de construção de planos de ação em torno dos GAPs exigem atenção e atualizações periódicas, já que impactam diretamente nos resultados dos principais indicadores das empresas.

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