Sabemos que as ideias sobre liderança não são as mesmas no mundo atual, ou seja, as maiores práticas tradicionais são desafiadas. O estilo de liderança de “comando e controle”, em que os líderes tomam todas as decisões, está sendo substituído pela confiança e colaboração. Isso significa que líderes estão se afastando do microgerenciamento e adotando a autonomia das equipes.
Essa mudança permite que as equipes tomem decisões mais rapidamente, evitem o microgerenciamento e reduzam a política interna. Como resultado, as equipes lideradas por líderes transformacionais são muito mais produtivas.
Jim Collins, em seu livro Good to Great, descreve os líderes transformacionais como líderes de “Nível 5”. Esses líderes alcançam resultados extraordinários ao capacitar suas equipes por meio da confiança e da responsabilidade. Os benefícios de adotar essas novas abordagens de liderança são claros:
Ao implementar esses pilares, é possível ajudar seus líderes a fazer a transição de estilos tradicionais de comando e controle para uma liderança transformacional, aumentando significativamente a produtividade da sua organização.