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Comunicação Interna: Entenda o que é e qual sua importância em uma organização

Como disse o psicólogo e autor americano Rollo May: “A comunicação leva à comunidade, isto é, à compreensão, à intimidade e à valorização mútua”. Quando se trata de comunicações internas eficazes com os colaboradores, os princípios não são diferentes.
Num mundo onde quase 80% dos colaboradores não estão engajados ou estão ativamente desengajados, as empresas com níveis mais elevados de engajamento podem superar seus concorrentes. Na verdade, a pesquisa da Gallup descobriu que baixos níveis de envolvimento dos colaboradores estão correlacionados com níveis mais elevados de absentismo, incidentes de segurança, rotatividade de pessoal, redução de pessoal, defeitos de qualidade e insatisfação do cliente.
Comunicações internas eficazes podem ser decisivas na construção de um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam informadas, ouvidas e reconhecidas. Esses fatores contribuem para níveis mais elevados de engajamento e produtividade dos colaboradores.
O que exatamente é comunicação interna?
A comunicação interna com foco em Pessoas é o fluxo bidirecional de informações dentro de uma empresa que visa alinhar os colaboradores aos objetivos da organização. Isto é conseguido por meio de mensagens direcionadas e ciclos de feedback usando vários canais para informar, motivar e envolver os colaboradores.
Em última análise, a comunicação interna visa promover a compreensão, o alinhamento e criar um ambiente de trabalho positivo onde todos se sintam conectados e capacitados.
Tipos de comunicação interna
A área de Pessoas desempenha um papel central na condução dos seguintes tipos de comunicação interna:
Por que a comunicação interna é relevante?
Nenhum colaborador, em qualquer empresa, quer ficar no escuro. É por isso que a comunicação interna é uma função crítica para o time de Pessoas trabalhar:
Engajamento dos colaboradores: Fornecer atualizações regulares e criar plataformas para diálogos abertos e reconhecimento por meio de comunicações internas cria um senso de comunidade e propósito, promovendo uma força de trabalho mais engajada.
Comunicação clara: Atualizações oportunas e consistentes sobre notícias, decisões e contribuições dos colaboradores da empresa criam uma cultura de transparência, que aumenta a confiança, levando a um maior moral e motivação.
Resolução de conflitos: Ao estabelecer canais de comunicação abertos e bidirecionais, é possível incentivar os colaboradores a expressarem suas preocupações desde o início e a resolverem os problemas antes que eles se agravem. Isso minimiza conflitos e promove um ambiente harmonioso.
Alinhamento cultural: Ao comunicar claramente os valores, expectativas e histórias de sucesso da empresa, as comunicações internas dos colaboradores podem ajudar as equipes a compreender e incorporar a cultura e os comportamentos desejados para promover um ambiente de trabalho unificado e positivo.
Gestão de mudanças: a comunicação transparente e proativa sobre as mudanças futuras, sua justificativa e como elas impactarão no dia a dia dos colaboradores  ajudará a reduzir a ansiedade, permitir transições mais suaves e uma adoção de mudanças bem-sucedidas.
Feedback e melhoria: Canais de comunicação bidirecionais eficazes fornecem uma plataforma para que os colaboradores forneçam feedback valioso sobre suas experiências de processos e políticas, ajudando o time de gente e gestão a identificar áreas para melhoria e implementar mudanças positivas.
Retenção e recrutamento: As comunicações que apoiam um ambiente de trabalho positivo e transparente podem ajudar a empresa a atrair os melhores talentos e motivar os colaboradores atuais a permanecerem, diminuindo turnover e aumentando a experiência do colaborador.
Marca do empregador: Compartilhar as conquistas da empresa, as histórias de sucesso dos colaboradores e a cultura positiva no local de trabalho por meio de comunicações internas também pode levar à construção de uma narrativa de marca forte que ressoe com os candidatos em potencial quando os colaboradores atuais e antigos comunicam externamente suas experiências em relação a organização.

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