COMO SUPERAR OBJEÇÕES

Já pensou se todos os vendedores respondessem logo de primeira as objeções de seus clientes? Isso faria com que o cliente se sentisse como? Muito provavelmente, incompreendido. Aqui, mostramos os 05 passos que farão com que o vendedor lide com as objeções de forma a assegurar a venda, e ainda apresentamos quais são os tipos de objeções mais comuns.

Se tem uma coisa com a qual os vendedores precisam lidar diariamente em seu ambiente de vendas são as objeções – e isso é natural. Todos os processos de vendas são uma troca: o vendedor explica e expõe o motivo do seu produto ser o mais adequado ao cliente e o cliente expõe suas advertências, objeções e inseguranças diante da compra. Mesmo os vendedores mais experientes são capazes de sentir os obstáculos emocionais e mentais que as objeções criam.
É preciso lembrar, mesmo diante destes momentos em que o vendedor se sente fora de sua zona de conforto, que no processo de vendas o relacionamento vendedor/cliente vem sempre em primeiro lugar. Por isso, é preciso cautela e sabedoria para lidar com as objeções e muito cuidado para não lidar com o cliente de maneira ofensiva. Ter empatia, ser sincero e cordial é importante para manter esse relacionamento saudável, evitando, também, que o cliente fique na defensiva. Os vendedores precisam ter em mente que ouvir a objeção e tentar compreendê-la é a melhor saída e, para isso, é preciso perguntar.
Antes de mostrarmos os cinco passos para resolver objeções, precisamos entender que elas são classificadas em alguns tipos. Vejamos:
Tipos de objeção:

05 passos para lidar com objeções

Aqui, mostraremos uma estratégia que deve ser colocada em prática sempre que o vendedor estiver diante de uma objeção de seu cliente. É preciso treino e prática para que ela apareça naturalmente em todas as ocasiões que uma objeção surgir.

Amortecer

É preciso encontrar um ponto de concordância entre o vendedor e o cliente diante da objeção falada. Ou seja, nada de se opor ou logo responder, é preciso entender e encontrar um ponto comum – o amortecedor, entre ambos. Assim, o cliente entenderá que foi ouvido e que o vendedor entendeu a relevância daquilo para ele. Não cabe ao vendedor concordar, discordar ou responder à objeção. Ele continua mostrando ao cliente que está vendo toda a situação por seus olhos, diminuindo a resistência e até mesmo se sobressaindo à concorrência. Lembremos que uma objeção não é uma declaração de guerra. É natural do ser humano querer “amortecer” e logo em seguida usar alguma frase que comece com “mas”, tentando trazer um outro ponto, contudo, essa atitude não fortalece a relação de respeito que estamos tentando estabelecer e ainda cria uma atmosfera de tensão.
Exemplo:
Objeção: O valor deste produto/serviço é muito mais alto do que pensei!
Amortecedor: Sua preocupação com o investimento é muito normal.

Esclarecer a objeção

Para que a objeção do cliente seja esclarecida é preciso questionar. Para isso, alguns experts comparam a atitude de um vendedor com a mentalidade de uma criança que quer perguntar o motivo de tudo.É preciso questionar, assim poderemos entender o motivo real da objeção. Por isso, depois de amortecer a objeção, seguir com uma pergunta é muito eficaz. Afinal, só assim chegaremos mais perto de compreender o que o cliente realmente quer dizer e não tomaremos conclusões baseadas na nossa própria interpretação do que nos foi dito.
Exemplo:
Objeção: O valor deste produto/serviço é muito mais alto do que pensei!
Amortecedor: Sua preocupação com o investimento é muito normal.
Esclarecendo: Você poderia me falar mais sobre isso? O que mais te preocupa em relação ao preço?

Identificar objeções ocultas

É muito provável que, além da primeira objeção mencionada pelo cliente, ele tenha algumas outras. Como descobrir? Perguntando. Depois de amortecer e esclarecer a primeira objeção, pergunte se tem alguma outra coisa deixando-o indeciso. Neste momento, se outra objeção surgir, aja como na primeira, amortize e esclareça, e assim por diante.

Responder todas as objeções

Os três primeiros passos acima preparam o vendedor para que ele seja bem sucedido em sua resposta à objeção. Caso ele ouça a objeção e logo tente resolvê-la, há chance de responder de forma errônea e/ou perder a oportunidade de identificar outras barreiras. O quarto passo é entender como de fato o vendedor pode responder às objeções, depois de já ter realizado os outros três passos sugeridos. Existem 05 formas de fazer isso:

Avaliar a posição do cliente com uma tentativa de fechamento

Antes de fechar a venda, é importante que o vendedor entenda se o cliente está preparado para isso ou não. É importante que o vendedor faça perguntas avaliativas ao cliente antes de partir para o fechamento. Caso o cliente ainda não esteja preparado para finalizar a compra, ele pode se sentir pressionado, sentir que as objeções levantadas não foram levadas a sério ou que o vendedor não se preocupa com os problemas dele, impactando diretamente, de forma negativa, no relacionamento.
De maneira geral, os vendedores precisam se adaptar a esse modelo mental e entender a importância de não partir para uma resposta direta assim que as objeções surgirem. Ainda é válido identificar as principais objeções que os clientes trazem e traçar um modelo de resposta compondo todos os passos aqui apresentados e memorizá-lo. Assim, fica mais tranquilo lidar com as objeções de forma eficiente.
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Conheça os tipos de objeções

As objeções podem ser genuínas, céticas, proteladoras, interpretadas de forma errada e ainda sem apelação.

Mantenha uma linha de raciocínio

Os 05 passos para resolver objeções são compostos por uma ordem de pensamentos que deve ser usada no diálogo com o cliente.

Saiba o momento certo de agir

Não responder às objeções de prontidão é fundamental para manter o bom relacionamento com o cliente.

Pergunte-se

Quais objeções mais aparecem no meu dia a dia e que já posso traçar as estratégias para superar?

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