![](https://www.atrator.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Processos-1024x683.jpg)
PROCESSOS: O QUE SÃO E COMO CATEGORIZÁ-LOS
Podemos descrever Processo como uma sequência de atividades que tem como objetivo entregar valor ao cliente. Mas também dizer que processos são todas as atividades necessárias para se chegar a um objetivo, seja ele um produto, um serviço, um projeto e até mesmo um propósito.
Processos - As 03 Categorias
Processos - Compreendendo suas 03 frentes estruturais
![](https://www.atrator.com.br/wp-content/uploads/2023/01/1.png)
- São formalmente estabelecidos;
- Coordenam as atividades dos Processos Primários e de Suporte;
- Melhoram a eficácia e eficiência dos processos de negócios;
- Medem, monitoram e controlam.
![](https://www.atrator.com.br/wp-content/uploads/2023/01/2.png)
- São formalmente estabelecidos;
- Suportam os Processos Primários;
- Não estabelecem contato com os clientes;
- Não fornecem valor diretamente aos clientes.
![](https://www.atrator.com.br/wp-content/uploads/2023/01/3.png)
- Há contato direto com os clientes;
- Fornecem valor diretamente aos clientes;
- Buscam atingir ou superar os padrões da empresa;
- Consideram toda a cadeia de valor.
Processos - Cotidiano
Nota
Comece agora mesmo
![](https://www.atrator.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Rocket.jpg)
Assegure continuidade
Foque nos Processos de Gerenciamento para estabelecer maneiras de manter seu negócio saudável ao longo tempo.
Assegure um bom ambiente
Foque nos Processos de Suporte para estabelecer maneiras de nutrir um bom ambiente de trabalho à medida que sustenta a fluidez dos Processos Primários.
Assegure resultado
Foque nos Processos Primários para estabelecer maneiras de gerar mais resultado financeiro e valor para sua marca à medida que atende seus clientes com maior efetividade e diferenciação.
Pergunte-se
Quais das três categorias de processo mais precisam de minha atenção hoje em meu ambiente de trabalho?