MINDSET FIXO E DE CRESCIMENTO

Você entende como o que pensa sobre si mesmo e sobre o mundo pode impactar diretamente nos resultados que tem atingido em todas as esferas de sua vida?

Apesar de sofrermos constantes transformações em nossa identidade ao decorrer dos anos e das experiências que vivemos, conforme foi brilhantemente colocado por Galeano na frase que acabamos de ler, não é raro nos pegarmos repetindo velhos hábitos e costumes, tempo após tempo, não é mesmo?
Quando o assunto é um novo desafio ou desenvolver uma nova competência que “aparenta” ser muito desafiadora para nós, as respostas quase sempre vêm prontas em nossas mentes:

“Vou conseguir, se trata apenas de mais um desafio que conseguirei superar”.

Ou

“Não conseguirei, não sou bom nisso”.

O que é Mindset?

Primeiro, precisamos ter em mente que esses dois tipos de pensamento: “sou capaz” ou “não sou capaz” foram denominados como Mindset, ou seja, modelos mentais que são desenvolvidos e estimulados ao longo de nossas vidas. Existem dois tipos de Mindset: o Fixo e o de Crescimento.
É comum identificarmos pessoas que creem que competências são “cravadas na pedra” – ou as temos ou não as temos, enquanto outras acreditam fortemente que é possível desenvolvê-las. Mesmo com a crença de não sermos capazes de fazer algo, temos como opção nos dedicarmos para aprender. Frequentemente, esse é o caminho para nossa evolução, buscando superar novos desafios.
Como o próprio nome sugere, o Mindset Fixo é aquele que mantém a pessoa presa a padrões de comportamentos e pensamentos que a impedem de chegar a novos lugares. Já o Mindset de Crescimento nos move para experimentar novas oportunidades, com o pensamento de que tudo acaba se tornando uma oportunidade de crescimento. Quando a pessoa vive com base nesse modelo mental, mesmo diante dos fracassos e impossibilidades, tem algo de bom para tirar dali, nem que seja aprender como não fazer.
Nigel Holmes, ilustrador gráfico, autor e teórico britânico, nos auxilia a entendermos melhor a diferença entre esses dois padrões de Mindset, a partir do modelo que construiu e que compartilhamos agora:
Mindset Fixo e de Crescimento

Desenvolvendo o Mindset de Crescimento

Também precisamos ter em mente que a opinião que adotamos a respeito de nós mesmos afeta profundamente a forma com que levamos e vivemos nossas vidas. Carol Deweck, autora do famoso livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, dedicou mais de 20 anos de estudos sobre o tema. Abaixo, compartilhamos algumas maneiras de desenvolver o Mindset de Crescimento:
Fique atento aos seus pensamentos
Todas as pessoas nascem gostando de aprender, mas, ao longo do tempo, alguns modelos de pensamento podem matar esse prazer.
Lembre-se das situações em que você se sentiu motivado a fazer algo e de repente isso se tornou difícil de realizar, talvez se sentiu cansado, com fome ou aborrecido. Não se esqueça disso, é seu cérebro tentando te sabotar. Mude o foco, se automotive. Lembre-se também que toda vez que você tenta algo diferente, ou até mesmo a mesma coisa de outro jeito, seu cérebro está criando novas conexões, então vá em frente!
Ressignifique acontecimentos
Você identifica em seu passado algum acontecimento que o rotulou? Como ter sido despedido? Ter se sentido rejeitado? Alguma experiência desagradável na idade escolar?
Concentre-se neste episódio. Perceba quais emoções o acompanham. Agora, coloque-se numa perspectiva de Mindset de Crescimento. Analise honestamente o papel vivido por você naquele momento, entenda que aquele papel não define sua personalidade nem sua inteligência, e se pergunte:
Ressignifique atitudes
E quando você está deprimido, qual sua conduta? Foca nos desafios ou os relega?
Pense no esforço para superar essas emoções como uma força construtiva e positiva que irá te levar ao prazer. Da próxima vez, experimente adotar o Mindset de Crescimento que o estimulará ao aprendizado e ao enfrentamento de obstáculos.
Há coisas que você sempre desejou realizar, mas se sente incapaz? Organize, planeje e tente. Se não der… orgulhe-se de si e diga com o peito estufado: “eu tentei”.
Tenha disciplina e paciência consigo mesmo
Um exemplo muito oportuno para esse caso é um pensamento do famoso Escritor e Consultor, Simon Sinek:

“Quando você termina de escovar os dentes e os olha no espelho, qual diferença você enxerga com relação ao momento antes de escová-los? Muitas vezes nenhuma, certo? E se você deixasse de escovar os dentes por um mês seguido e olhasse novamente no espelho, como eles estariam?”

Muitas vezes, quando estamos trabalhando nosso comportamento e o fortalecimento do Mindset de Crescimento, muitas ações e hábitos cotidianos que mudamos poderão até parecer “pequenas demais”. Não se engane! Será a junção dessas ações e hábitos que, no final, o fará triunfar.
Utilize as seguintes atitudes como guia em seu dia a dia:
A mudança em direção ao Mindset de Crescimento possibilita viver uma vida diferente, uma vida mais rica (não só em questões financeiras), ser uma pessoa mais viva, corajosa e mais aberta. Todos os dias temos oportunidades de escolher entre viver o Mindset de Crescimento ou o Mindset Fixo. Somos nós quem decidimos como agir. Seja como for, mantermos o Mindset de Crescimento em nossos pensamentos é um hábito indiscutivelmente saudável.

Baixe nossa ferramenta editável

Colocando em Prática

Comece agora mesmo

Seja perseverante

A transformação de Mindset exige esforço diário de identificação dos pensamentos e comportamentos, para, assim, sairmos do automático e conseguirmos criar novos padrões (mais saudáveis). Leva tempo e não é fácil, mas é gratificante.

Atue nas pequenas atitudes

O conjunto de atuar em pequenas ações cotidianas possui um poder de mudar nossas vidas muitas vezes subestimado. Comece pelos pensamentos e atos que pareçam ser mais óbvios para você e siga em frente.

Se acostume a vibrar pelas conquistas dos outros

Quem não aprende a vibrar e a torcer pelo sucesso dos outros possui dificuldade para obter sucesso em suas próprias vidas. Essa é uma questão de vibração energética que compõe as leis naturais da vida.

Pergunte-se

Tenho o costume de me auto-observar e identificar quais pensamentos e comportamentos são padrões?

Estude também