05 PORQUÊS
Entenda como o “porquê”, quando perguntado 05 vezes seguidas, consegue chegar na causa raiz de um problema. A partir da identificação do sintoma, desculpa, culpado, causa e, por fim, da causa raiz, é possível atuar na gestão da qualidade e proporcionar um ambiente fértil para a cultura de melhoria contínua.
Um desafio constante nas organizações é a identificação da causa raiz de um problema. Muitas vezes, o problema é identificado, mas muito tempo e energia é gasto tentando procurar, nem sempre de forma efetiva, o verdadeiro “x” da questão. Os “05 porquês” nasceram justamente para atuar nesse ponto. Criada no Japão, na década de 70, pela Toyota, a ferramenta tem o objetivo de facilitar a busca da qualidade plena dos processos organizacionais, sejam eles de gestão ou execução.
A ferramenta tem sido utilizada – e com êxito, desde então na busca das mais diversas falhas, uma vez que, como mencionado, ela atua na qualidade do serviço/produto/processos. Para colocar em prática, basta que após encontrar um problema, a pessoa questione o porquê cinco vezes, para, assim, encontrar sua verdadeira causa.
Exemplo dos 05 Porquês:
- Percebemos que o problema - sintoma, neste exemplo é um fato: o produto não chegou no prazo combinado com o cliente. Por quê?
- Na segunda vez que o porquê é utilizado, encontramos o que causou o atraso da entrega, neste exemplo, a desculpa.
- Então, perguntamos mais uma vez o motivo disso ter acontecido e identificamos uma falha no processo das ordens do serviço (o culpado).
- Quando perguntamos novamente o motivo da ordem ter se atrasado, identificamos que a equipe está sobrecarregada, chegando na causa do problema.
- Mas é com o último porquê que identificamos a causa raiz: por que a equipe está sobrecarregada? Falta de planejamento.
No exemplo mencionado, o x da questão, a causa raiz do problema “produto não chegou no prazo combinado com o cliente” é a falta de planejamento e gestão mais estruturada da área. Uma vez que a causa raiz se torna clara, é possível tomar iniciativas que sejam de fato eficientes para aprimorar o que precisa ser aprimorado.
A grande entrega da ferramenta dos 05 porquês para nós é a possibilidade de atuarmos com foco naquilo que realmente precisa ser feito. Quando a causa raiz de um problema não é identificada, é comum que as pessoas foquem seus recursos atuando em cima de sintomas, o que não gera resultados efetivos ao longo do tempo.
Colocando em Prática
Comece agora mesmo
Pense sistemicamente
O problema, na verdade, é apenas a superfície de algo maior.
Encontre a causa raiz
Somente quando a causa raiz do problema é identificada que soluções eficientes podem ser pensadas.
Não atue somente nos sintomas
A maioria das pessoas e empresas geram planos de ação para atuar em cima dos sintomas. Esteja atento(a) para esse fato e compartilhe o método.
Pergunte-se
Normalmente, eu tento resolver o sintoma do problema ou me aprofundo para lidar diretamente com sua causa?