Feedback sanduíche e o Modelo 3Cs

FEEDBACK SANDUÍCHE E O MODELO 3CS

Simples e fáceis, o Feedback Sanduíche e o Modelo 3Cs são práticas bastante conhecidas e utilizadas tanto nas empresas quanto em organizações sem fins lucrativos. A ideia é que o Feedback seja dado de forma muito eficiente e simples, levando em consideração as percepções do indivíduo que o recebe - consequentemente daquele que o dá também.

Presente na vida dos profissionais desde o momento em que ingressam no mercado de trabalho, o Feedback muitas vezes ainda é percebido como vilão e um momento de tensão entre aquele que dá e o que recebe. Mas nem sempre precisa ser assim. Cada vez mais, as empresas têm estimulado a cultura do Feedback e a prática vem sendo exercida com maior frequência e naturalidade nas corporações. Dois meios bastante práticos e eficientes de fazer isso são o Feedback Sanduíche e o Modelo 3Cs. O Feedback Sanduíche consiste em “pão, recheio e pão”. Assim como em um sanduíche, o recheio é a parte principal; já o Feedback 3Cs consiste em apresentar o que a pessoa precisa começar, cessar e continuar fazendo.
Para dar Feedbacks, é fundamental observar o contexto no qual as pessoas que o receberão estão envolvidas, afinal, existem comportamentos que começam a fazer mais sentido a partir do momento em que a atitude é observada de fora. Isso também é válido quando levamos em consideração que os brasileiros são pessoas que consideram muito o que o outro diz e por isso tendem a levar muita coisa para o lado pessoal, fazendo com que o momento do Feedback seja receoso, tanto por quem o dará quanto por quem o receberá.
Tanto a tática do Feedback Sanduíche quanto a do 3Cs são muito popularizadas. Além de serem simples, fazem com que o momento de troca seja positivo, uma vez que trazem à tona os pontos fortes da pessoa e não só aqueles que precisam ser melhorados. Mas é preciso se atentar aos pontos que tornam o momento eficiente.
Feedback Sanduíche

FEEDBACK SANDUÍCHE

Reconheça os pontos positivos
Comece enaltecendo e elevando a autoestima do Colaborador, mostrando que ele possui qualidades e não só pontos para serem desenvolvidos. Para isso, foque nos aspectos positivos, sejam técnicos ou comportamentais.
Pontos a Melhorar
Depois de enaltecer o Colaborador, chegou o momento de apontar os pontos a melhorar, ou seja, a serem desenvolvidos. Esse é o recheio do sanduíche, ou seja, a “parte principal”. Para isso, lembre-se que o Feedback deve ser pessoal e descritivo. Além disso, siga os seguintes passos:
Confiança do Colaborador
A última parte do Feedback Sanduíche é composta pelo reforço dos pontos positivos e demonstração de confiança no trabalho do Colaborador. Para isso, siga os seguintes passos:

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Feedback Modelo 3Cs

FEEDBACK MODELO 3Cs

O Feedback 3Cs é baseado em três pilares: cessar, começar e continuar. Como sugerido, o foco está em enaltecer comportamentos e tarefas que devem continuar sendo realizadas da mesma forma pelo Colaborador (continuar), apresentar atitudes e comportamentos que devem ser cessados (cessar) e levantar aspectos que o profissional precisa começar a fazer em seu dia a dia.
Vale lembrar que por comportamentos englobamos também jeitos de realizar tarefas, formas de comunicação e qualquer atitude que envolva o Colaborador no ambiente de trabalho.
Exemplos continuam sendo bem-vindos em cada “C”, tornando ainda mais clara cada movimentação sugerida. Sabemos que o Feedback vem sendo cada vez mais incorporado e valorizado nas rotinas das organizações e são transmitidos tanto por líderes quanto liderados, ainda mais quando lidamos com metodologias organizacionais ágeis. Essas são mais duas formas eficientes de garantir que os pontos necessários sejam transmitidos de forma honesta e otimista.

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Colocando em Prática

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Reconheça o positivo

O Feedback Sanduíche é basicamente composto por: pontos positivos, pontos para serem melhorados e transmitir confiança.

Proponha um caminho​

O Feedback 3Cs consiste em apresentar comportamentos que devem ser continuados, cessados e iniciados (começar).

Baseie-se em fatos

Desenvolver soluções com a pessoa que está recebendo o Feedback fortalece o laço entre ambas as partes. Para isso, se basear em fatos e exemplos reais é fundamental.  

Pergunte-se

Como eu recebo um Feedback? Tenho a propensão de já imaginar que será um momento de tensão? Sou aberto para críticas construtivas?

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